19 março, 2006

"Espaço 1999"


Naqueles Domingos em que não me apetece sair e passo as tardes a preguiçar no sofá com os gatos, deleito-me a rever uma série de culto que dá na Sic Radical estou a referir-me ao "Espaço 1999".
Muito resumidamente, a história desenvolve-se a partir de um acidente a 13 de Setembro de 1999, a Lua saindo da órbita da Terra fica a deambular pelo Universo, os seus habitantes vão tendo encontros com outras formas de vida, outros universos e outros seres.

Quando era miuda não perdia um episódio, esperava ansiosamente pelo dia da semana, em que esta série passava na RTP durante o ano de 1976 (há 30 anos), na altura ainda não havia televisão a cores e lembro-me que nas cenas em que apareciam monstros, coisas esquisitas e cadáveres desfigurados, a minha mãe tapava-me os olhos e dizia "Ai filha, não vejas que depois tens pesadelos", mas eu sempre conseguia espreitar através dos dedos dela e depois tinha medo de atravessar o corredor da sala para o meu quarto. Andava na escola primária e quando a minha professora me perguntava o que eu queria ser quando fosse grande, eu respondia que queria ser astronauta, pensava que quando chegássemos a 1999 a nossa Lua estaria habitada como retratava na série e eu queria ser uma dessas pessoas, a minha mãe também me dizia muitas vezes "Ai rapariga, andas sempre com a cabeça na Lua". Depois cresci e fiquei a saber que a profissão de astronauta não existia neste país e felizmente, já passámos 1999 e não temos nenhuma base na Lua.

Agora vejo esta série por puro saudosismo e porque é muito interessante ver esta história de outra perspectiva, estando no ano 2006. Cada episódio, na minha opinião transmite mensagens bastante espirituais, bastante mais avançadas que os efeitos especiais de ficção cientifica. O de hoje foi especialmente espiritual, bastante actualizado para os dias de hoje, mas penso que demasiado complexo para o ano de 1976.

3 Comments:

At 20 março, 2006, Blogger blue kite said...

eu também via a série... e a mairo lembrança é que´o meu primo Miguel ficava aterrorizado quando a Maia se transformava...::))

 
At 21 março, 2006, Anonymous Anónimo said...

Eu tb via essa série, é sempre bom recordarmos os nossos tempos de infância e lembrarmo-nos, de que para cada um de nós a lua poderá estar habitada.
Porque quando somos sonhadores, tudo poderá ser possivel...

Ricardo

 
At 28 setembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Tb me lembro de ver esta serie na TV. Era fascinante! Mas 1976?!? Deve ter sido uns anitos mais tarde pois acho q tinha mais do q 2 anos na altura. (?) Concordo com tudo no teu Blog, Rita, excepto com "... e felizmente, já passámos 1999 e não temos nenhuma base na Lua.". Uma das minhas maiores desilusoes em relacao ao mundo em q vivemos e em relacao a humanidade em geral foi a nossa quase total incapacidade de nos expandirmos nos ultimos 30 anos para alem dos limites deste nosso pequeno planeta.

Johnny.

 

Enviar um comentário

<< Home