15 março, 2006

Reclamação

Fui ver a exposição da vida e obra de Frida Kahlo ao CCB. Tive a oportunidade de ver esta exposição em Londres no Verão passado, mas por motivos que agora não me apetece explicar, não fui ver. Como gosto de ver exposições sem multidões, optei por ir num dia e hora que julguei que isso seria possível.Quando cheguei à bilheteira, vi que me tinha enganado devido à enorme fila, quando chegou o momento de pagar fiquei em estado de choque, estavam a pedir-me 5 euros...........sim, 5 euros!!! Para ver a dita exposição. Acho que nem 1 euro deveriam cobrar, pela primeira vez fiquei arrependida por não ter ido ver a exposição em Londres, na Tate Modern onde existe uma caixa ou várias, já não me lembro bem, onde se coloca a quantia que possamos oferecer.
Mas, pronto nós até ganhamos tanto ou mais que os ingleses.....não é verdade??? (ironia)

Bem, lá fui conformada ver a exposição e comecei a constatar que da vida de F. Kahlo havia muito, mas das obras muito pouco. Sinceramente, da vida dela já me chegou ver o filme e eu tinha mesmo interesse era ver a sua pintura, que tem um estilo muito próprio e muito diferente de qualquer outro pintor e como ela afirmou, quando disseram que a pintura dela se assemelhava à pintura surrealista, cito:

"Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade."


Entretanto, o meu lamento pelos 5 euros, ainda ficou maior, quando de repente vi que a exposição cada vez tinha mais gente, famílias acompanhadas das suas criancinhas, barulhentas, inquietas e birrentas. O local da exposição transformou-se num parque infantil e os pais não se sabem comportar em locais públicos, até havia uma que lia os textos ao lado dos quadros em voz alta!!!

Uma exposição é um local de silêncio, é um local onde se deve respeitar "o outro", porque quem está ali, quer estar em sossego a apreciar uma arte. No fim, pedi o livro de reclamações.

1 Comments:

At 21 março, 2006, Anonymous Anónimo said...

Situaçao "normal" nesta républica das bananas...
Infelizmente cada vez nos aproximamos mais da sociedade Africana.

Ricardo

 

Enviar um comentário

<< Home