21 dezembro, 2006

A Festa da Luz

"The Sun's entry into Capricorn marks the winter solstice, when the forces of light begin to return in the Northern Hemisphere..."

Depois do Solstício do Verão, os dias ficam mais curtos a noite chega mais cedo, quando o Equinócio do Outono chega, já se nota a mudança da luz no Hemisfério Norte, temos mais escuridão e os enfeites de Natal são simbolicamente a substituição da luz do nosso Sol, é evidente que isto é uma tradição mais significativa para os países nórdicos, que quase deixam de ver e sentir a luminosidade do Astro Rei. Por exemplo, em Londres a partir do mês de Outubro já começam a surgir os enfeites de Natal. É por isso, que eu também adoro esta época, fica tudo muito mais brilhante e gosto de ter uma árvore de Natal bastante iluminada, porque dá também, um pouco mais de luz à minha casa.

Quando chega o solstício no dia 21 de Dezembro, dá-se o inverso do Verão e é o renascer da Luz, por isso, passados alguns dias os enfeites luminosos deixam de fazer sentido.
A verdadeira celebração do Natal é hoje e este ano com uma lua nova, dois motivos para uma maior celebração. Vieram os católicos romanos complicar isto tudo, inventaram que era a data de nascimento de Jesus Cristo e a Coca-Cola inventou um Pai Natal, que só trás ilusão às criancinhas, para depois ficarem traumatizadas com a realidade (eu fiquei).

O "Natal" é uma festa sim, mas dentro dos nossos corações (na astrologia o Sol está associado ao coração, com também é o regente do signo Leão, mas isto são outros assuntos) é o "renascimento" do Astro Rei que nos ilumina e nos dá vida. Só faz sentido celebrar este dia com quem queremos e como queremos, sem obrigações, sem fretes e sem depressões, é a festa da alegria é uma festa que devia aquecer os nossos corações e se queremos presentear alguém neste dia, devemos faze-lo, mas com algo importante.

Para mim, esta é a magia do "Natal".