18 novembro, 2006

Todos os gajos nascem gajas...e esta, hein???




Não aconselho a leitura deste post a homens com muita susceptibilidade em relação à sua masculinidade. Pois, parece que este Sr. Cientista, autor deste livro, descobriu que o Y (cromossoma do homem) está a desaparecer e descobriu, também, que o estado predefinido do embrião é sempre feminino. Explica ele, que no período de gestação quando surge um gene chamado "SRY", o embrião faz a sua evolução para macho e se ele conseguir aguentar-se durante aproximadamente 1 mês, a criança nasce gajo, se não, se aguentar volta ao seu estado inicial de gaja. Vou deixar aqui um copy de algumas explicações que o Steve Jones deu numa entrevista que considero muito interessantes:

O Cromossoma Y só tem 20 ou 30 genes, enquanto que o X tem cerca de 2 a 3 mil genes. Por isso as mulheres têm mais genes do que os homens....

(é por isso que as gajas são mais complicadas)

2003, foi o ano em que a sequência final do ADN do cromossoma Y foi descodificada. Ficámos a saber que este é uma versão enfraquecida e decadente do cromossoma X. Há muito tempo, era igual ao X, mas foi ficando cada vez mais pequeno, sofreu diversas mutações.


(portanto, os nossos companheiros masculinos são mutantes, é por isso que às vezes parecem ser "seres" tão estranhos, acho que a maior mutação, na minha humilde opinião, foi na perda da "coragem")


Quem possui o SRY evolui como macho. O gene fabrica uma pequena proteína, que só está activa durante um muito pouco tempo - cerca de um mês, ou menos - no período de desenvolvimento do embrião. Quem o tem nasce macho, quem o não tem torna-se fêmea.

O que o SRY faz é despoletar uma cascata, um caminho de genes que se seguem uns aos outros para originarem um macho. Algumas vezes, a masculinidade não fica completa e o indivíduo volta a ser fêmea, que é o estado predefinido. Há muitas pessoas - uma em cada 5 ou 10 mil- que são aparentemente mulheres, muitas vezes mulheres lindíssimas, mas nunca têm filhos. Frequentemente estas pessoas vão ao médico, pois são casadas, querem ter filhos e não conseguem. Qual será o problema serão inférteis? O que acontece é que são machos.

Não são XX, são XY. O problema é que o gene SRY convence o embrião a produzir uma hormona masculina, a testosterona, mas têm outro problema genético que impede a hormona de sair do sangue e entrar para as celulas, onde faria do indivíduo macho. Por causa desse erro nascem fêmeas.

(Este SRY, é lixado....que grande confusão)


Tal como as pessoas que nascem como rapazes e sentem que são raparigas. Isto é aquilo a que chamamos de disforia do género. A situação pode ser muito difícil para essas pessoas. Conheço um homem que neste momento é mulher e conheço uma mulher que agora é homem. O que sucede é que muitas das mulheres que são mulheres, mas que quiseram ser rapazes, muitas vezes são mesmo XY.

E tiveram algum problema durante o seu desenvolvimento, não tendo tido a oportunidade de se exprimirem enquanto machos que são. Por isso mesmo, acredito que o cromossoma Y tem um papel fundamental e determinante na atitude das pessoas em relação às suas próprias vidas.


(Acho que não sou XY, mas quem sabe?? Nunca quis ser rapaz...adoro ser gaja, embora sempre me tenha achado um misto dos dois sexos, admito que tenho coisas masculinas e outras extremamente femininas, mas se há coisa que eu acho insuportável, é a maldita TPM)

Penso que o livro deve explicar muito mais sobre este assunto, mas o que este tema me fez pensar, foi nos nossos antepassados em que existiam as sociedades matriarcas e sobre a mística do "sagrado feminino". Será que a humanidade nessa época, em que não havia a chamada ciência de hoje, já tinha estes conhecimentos?? E porque é que eu associei estes dois temas?? Porque parece-me que faz muita lógica.

3 Comments:

At 19 novembro, 2006, Blogger demigod said...

Obrigado pelo teu comentário. se achaste interessante o facto de eu ter uma "filosofia", podes ler tudo o que tenho nos posts do meu blog que digam "Estética Tricircular".

Quanto ao teu post, lembra-te que apesar de termos esse cromossoma que varia entre X e Y, também temos um X que é sempre igual. A variação genética entre um homem e uma mulher é irrisória e pode ser desconsiderada. É perfeitamente natural, e ao mesmo tempo fantástico como nasce tanta gente "direita", que em algumas mutações apareçam indivíduos com anatomia e hormonas misturadas.

 
At 19 novembro, 2006, Blogger blue kite said...

ahhhhh, tá tudo explicado. Dai a supremacia das gajas...:)

 
At 21 novembro, 2006, Anonymous Anónimo said...

Por acaso sempre achei isso um dado adquirido, pelo menos do ponto de vista do físico... Desde criança qd me apercebi das diferenças entre sexos, achei q enquanto as mulheres têm corpos harmoniosos, i.e., nos quais todas as "peças" parecem terem sido "desenhadas de origem" p as suas localizações actuais,... já os órgãos genitais masculinos parecem apêndices colocados posteriormente como se tratasse duma "alteração de engenharia" de última hora. ... lol
:-)
Por falar em sexos, alguém já foi ver a exposição "Uma questão de sexos" no Pavilhão do Conhecimento (na Expo)? Fala das diferenças entre homens e mulheres, testando nos próprios visitantes da exposição para verificar a veracidade das teorias existentes. Fui ver no Domingo passado e achei mt interessante.

 

Enviar um comentário

<< Home