26 abril, 2006

"O Senhor dos Aneis"

Nestes ultimos meses, bati o meu record em leitura, para quem lia apenas dois a três livros por ano, em seis meses li oito. Comecei a ler a Trilogia " O Senhor das Aneis" que há cinco anos estavam na prateleira. Resolvi começar a ler os livros, porque não se compara com o que foi feito em cinema, na minha opinião é uma história muito especial, é uma história de fantasia que fala de lugares mágicos e valores que já não existem, mas toda a sua simbologia quando entendida, dá-nos alguns ensinamentos.


Apeteceu-me transcrever aqui neste espaço a minhas frases favoritas:


Gandalf
"Nem tudo o que luz é ouro,
Nem todos os caminhantes estão perdidos;
O velho que é forte não mirra
E a geada não chega às raizes fundas.
Das cinzas pode reacender-se o lume,
Das sombras irromper uma Luz;
Renovada será a lâmina quebrada
E o destronado será de novo Rei."

Dáin
"O tempo do meu pensamento pertence-me, posso gastá-lo como entender".

Gimli
"Desleal é aquele que se despede quando a estrada escurece".

*Gandalf
".....és como todos os que vivem eras conturbadas, mas não lhe cabe essa decisão. Apenas nos cabe decidir, o que fazer do tempo que nos é concedido."

Legolas
"Mas descansa se precisas de descansar. No entanto, não percas toda a esperança. O amanhã é desconhecido. O conselho vem muitas vezes com o nascer do Sol"

Aragorn
"Há algumas coisas que é melhor iniciar do que recusar, mesmo que o fim possa ser triste."

Gandalf
"É um habito dos velhos: escolhem, para com eles conversarem, a pessoa mais sensata entre as presentes. As longas explicações de que os jovens precisam são fatigantes."

Gandalf
"Os Sábios só falam daquilo que sabem....."

Aragorn
"Quem não é capaz de abandonar um tesouro, quando é preciso, é como se estivesse acorrentado."

Gandalf
"Os traiçoeiros são sempre desconfiados...."

Barba de Árvore
"....as coisas acontecem como querem, e não há necessidade nenhuma de correr ao seu encontro."

Théodon
"Mas é muito velho o ditado que diz: "Muitas vezes o mal prejudica o próprio mal."

Gandalf
"....a mão queimada ensina melhor a lição: depois dela, a advertência a respeito do fogo vai direita ao coração."



*Curiosamente esta frase não vem no livro, apenas no filme, terá sido criada por Peter Jackson...who knows..??

33 Comments:

At 10 agosto, 2006, Anonymous Anónimo said...

Qual frase não está no SdA? sobre a mão queimada? está sim, só que termina um pouco diferente... :)

 
At 10 agosto, 2006, Blogger Rita A. said...

Não, não é essa frase que me refiro, mas sim, aquela frase que tem este(*) caracter.

 
At 29 novembro, 2008, Blogger Unknown said...

legais as frases! boa iniciativa!

 
At 15 janeiro, 2009, Anonymous Anónimo said...

A frase está tanto presente no livro quanto no filme, porém de formas diferentes...
A menos que minhas duas leituras do livro e as 36 vezes que vi a triologia me enganem...

 
At 22 dezembro, 2009, Anonymous Anónimo said...

Barba de Árvore não... Barbarvore!

 
At 24 janeiro, 2010, Anonymous Anónimo said...

a frase com o asterisco tem sim!
mas é um pouco diferente:

— Gostaria que isso não tivesse acontecido na minha época — disse Frodo.
— Eu também — disse Gandalf. — Como todos os que vivem nestes tempos. Mas a decisão não é nossa. Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado. (Cap. II A Sombra do Passado)

 
At 02 fevereiro, 2010, Anonymous Anónimo said...

cara gostei muito das frases a tempos vinha procurando uma materia assim sobre o Sr dos anéis.

mas falta uma frase q é dita pelo Frodo nofinal do filme algo sobre não pertencer mais a sua antiga vida se vc puder postar essa vai ser mto bom

abração.

 
At 31 março, 2010, Blogger Caroline Verde said...

Trago esperança aos homens, não guardo nenhuma para mim mesmo;


- aragorn.

 
At 11 abril, 2010, Anonymous Anónimo said...

Frases perfeitas como a propria historia, pra min a obra mais perfeita feita pelo homem foi essa!
Nunca pra min existira uma historia igual ao "Senhor dos Aneis"

 
At 14 abril, 2010, Anonymous Anónimo said...

Senhor doa anes e a revelação divina sempre existe algo para se desvendar nesta obra

 
At 18 março, 2011, Anonymous ana harada said...

Legolas

Elrond para aragorn: "Pare de bancar o guardião, e torne-se o que você nasceu para ser"

Sam, Final de As Duas Torres:
"- .. As pessoas dessas histórias, tinham várias oportunidades de voltar atrás, mas não voltavam. Elas seguiam em frente porque tinham no que se agarrar.
- E em que nós nos agarramos, Sam?
- No bem que existe nesse mundo, Sr. Frodo, pelo qual vale a pena lutar.."

 
At 09 maio, 2011, Blogger J.V. said...

"Como se recupera sua vida antiga? como é que se continua, quando em seu coração você começa a entender que não a volta, a certas coisas que não se podem conserta, alguns machucados que se vão tão fundo que serão eternos…
(Frodo Bolseiro - Final do OSdA - O Retorno do Rei)

 
At 15 maio, 2011, Anonymous Anónimo said...

Outra frase interessante e a dita pele vidente no reino da dama da floresta e:
-Nao nego que meu coração o deseja muito,no lugar de um senhor do escuro teria uma rainha,nao escura mas bonita e terrível como o amanhecer, traiçoeira como o mar,mais forte que as bases da terra,todos deverão me amar e se desesperar.

 
At 15 maio, 2011, Anonymous Anónimo said...

-uma amizade com saruman nao e facilmente colocada de maldade merece retribuição,agora acabou abrasce o poder do anel ou abrace sua própria destruição;disse saruman.
-so existe um senhor dos aneis so uma pessoa pode comanda-los e ele nao compartilha o poder.;responde gandof.

 
At 12 agosto, 2011, Anonymous Anónimo said...

Nossa, vocês estão de parabéns, há tempos vinha procurando algo na net que fizesse jus à trilogia!

 
At 29 dezembro, 2011, Anonymous Anónimo said...

Eu acho a trilogia perfeita, estou comprando os filmes da trilogia originais agora, querendo colecionar tudo dos SdA estou afim de comprar o Anel, a coroa por enquanto não da pra compra pois está custando 1,899.00, mas ainda pretendo comprar

 
At 12 janeiro, 2012, Anonymous Anónimo said...

"Realmente, o mundo está cheio de perigos, mas ainda há muita coisa bonita, e embora atualmente o amor e a tristeza estejam misturados em todas as terras, talvez o primeiro cresça com mais força."

Não me lembro quem diz essa frase, acredito que tenha vindo de algum Elfo, em Valfenda.

 
At 27 fevereiro, 2012, Anonymous Marco Aurélio Cunha said...

" . . . sussurros de uma maldade que vem do leste . . ."

 
At 01 março, 2012, Blogger Minduinzinha' said...

Galera, essa é boa:

"Mas, se o destino me nega isso, então não quero nada: nem a vida diminuída, nem o amor pela metade, nem a honra abalada."

(Denethor para Gandalf)

 
At 20 junho, 2012, Anonymous Anónimo said...

Faltou uma frase do mestre Faramir..

"Eu não amo a espada brilhante por sua agudeza, nem a flecha por sua rapidez, e nem o guerreiro por sua gloria. Só amo aquilo que eles defendem."

 
At 04 julho, 2012, Anonymous Anónimo said...

Rapaziada me amarrei! Porem vcs esqueceram das melhores se liga:
"Dexei meu lar tenho um mundo a frente muitas rotas diferentes, pelas sombras a cabei a noite nas estrelas nossa sorte. Névoa e sombra vem a ati e amim até o fim tudo tem seu fim". (Canção de pipi para o rei)

 
At 04 julho, 2012, Anonymous Anónimo said...

Gandalf: fim? A jornada não termina aqui! A morte é só um caminho que temos que tomar a cortina cinza de mundo se enrola e tudo vira vidro e prata e ai vc vê, praias brancas e o além. os campos verdes longiquos sob um belo amanhecer. ( SDA o retorno do rei) vlw rapaziada até aproxima :p

 
At 20 julho, 2012, Anonymous Anónimo said...

Fidelidade com amor, coragem com respeito, perjúrio com vingança...
Rei Regente da torre branca.

 
At 21 outubro, 2012, Anonymous Anónimo said...

_> Nossa, Parabéns :
No entanto, a melhor frase no meu ver é está;

- Gandalf: "Não direi não chores, porque nem toda lágrima é Ruim !

 
At 08 novembro, 2012, Anonymous Anónimo said...

E ainda tem aquela citação que abre o filme:

"O mundo mudou...
Posso sentí-lo na água
Posse sentí-lo na terra
Possi sentí-lo no ar
Muito do que havia
Está perdido
Pois nenhum dos que se lembra
Está vivo."

 
At 20 dezembro, 2012, Anonymous Anónimo said...

Théoden para Saruman no filme (versão estendida):
Saruman: - Lutou muitas guerras e matou muitos jovens, Théoden Rei, e fez as pazes depois. Não podemos conversar como já o fizemos meu velho amigo? Não podemos fazer as pazes, você e eu?
Théoden: - teremos a paz, quando for punido pela destruição do Folde Ocidental e das crianças que estão mortas ali. Teremos paz, quando a vida dos soldados, cujos corpos foram mutilados mesmo depois de mortos nos portoes do forte da trombeta forem vingados, quando estiver pendurado na forca para felicidade de seus proprios corvos, TEREMOS PAZ!

 
At 25 abril, 2013, Anonymous danielqs said...

Muitos dos que vivem merecem morrer.Muitos que morrem merecem viver.Podes trazer-lhes a vida?Entao não sejas tão ávido por julgar e condenar alguem a morte.Nem os muito sábios vem os dois lados.

 
At 29 janeiro, 2014, Blogger Unknown said...

Saruman acredita que somente um poder maior pode vencer o mal no mundo, mas não foi o que descobri, acho que estão nas pequenas coisas, pequenos gestos, de carinho e amor de pessoas simples que mantém o mal afastado.
Gandalf em o Hobbit

 
At 06 outubro, 2014, Blogger marcos said...

Aragorn
"Há algumas coisas que é melhor iniciar do que recusar, mesmo que o fim possa ser triste." pois e assim que me motiva a expressar o que sinto ha dias ou meses desde que me divorciei em 2013 venho fazendo de tudo pra ficar acada dia mas próximo dos meus 2 filhos Felipe, Gabriel mas tenho notado que tudo que faço pra eles só funciona com dinheiro tipo; tenho que dar presentes pagar lanches sair pra algum lugar que venha lis fazer felizes com tal ambiente mas a vida normal de um lar de pai e filho isso não existe mas por mas que eu faça de tudo sei que tou sendo usado e isso me deixa muito mal não quero isso pra min uma coisa comprada gostaria muito de telos do meu lado de pelo menos os momentos que podemos passar juntos fosse de verdade e não de forma teatral em fim já estou me cansando disso sei que fiz o meu melhor sei que poderia tbm fazer mas mas ja estou me sentindo esgotado o que venho fazendo pra eles que sei que é pouco nunca tive em troca na vida de nem 1% de meus pais ou deles mesmos eles já tem 12 anos e o outro 16 todo final de seman e assim vazio e sem graça queria muito a companhia deles mas sei que que nao e de coração e sim sempre tem interesse por tras

 
At 06 outubro, 2014, Blogger marcos said...

desabafo de um pai triste

 
At 15 dezembro, 2014, Anonymous Anónimo said...


Dialogo entre Gandalf e Frodo Bolseiro - o senhor dos anéis a sociedade do anel. Dentro da cidade Moriã.

FRODO: Tem alguma coisa ali embaixo.

GANDALF: É o golum.

FRODO: Golum ?

GANDALF: Está nos seguindo a três dias.

FRODO: Escapou das masmorras de barad - dûr?

GANDALF: Escapou, ou foi libertado. E agora o anel o trouxe até aqui, ele jamais deixará de precisar do anel. Ele odeia e ama o anel, assim como odeia e ama à si mesmo. A vida do Smigol é muito triste. Sim, Smigol, era o seu nome antes do anel achá-lo e de te-lô enlouquecido.

FRODO: É uma pena que Bildo não tenha se livrado dele quando teve a chance.

GANDALF: Pena?!
Foi a Pena que segurou a mão de Bilbo.
Muitos que vivem merecem morrer, e alguns que morrem merecem viver.Pode resolver essa situação Frodo.
Não seja tão apressado em julgar os outros, nem os mais sábios conseguem ver o quadro todo. Meu coração me diz que Golum ainda tem um papel a cumprir... para o bem e para o mal, antes do final da história. A piedade de Bilbo pode governar o destino de muitos;

FRODO: Queria que o anel nunca tivesse sido dado a mim, e que nada disso tivesse acontecido.

GANDALF: Assim como todos que testemunham tempos como este, mas não cabe a eles decidir. O que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado. A outras forças em andamento nesse mundo além da força do mal. Bilbo estava destinada a encontrar o anel, assim você também estava destinado a te-lô, isto é um pensamento encorajador

GANDALF FINAL: AH HA é por ali.

 
At 03 junho, 2015, Blogger Theta Wellington said...

De bilbo pra frodo:
É perigoso frodo, sair porta a fora. Você pisa na estrada e se não controlar seus pés não há como saber até onde você pode ser levado!


Aragorn pra frodo:
Se com minha vida ou minha morte eu puder protege lo, eu o farei

 
At 25 julho, 2015, Anonymous Anónimo said...

Olá Marcos.
Li seu desabafo agora.
Passo o esmo que você, nesse momento. Mas, Gandhi disse que o importante é a luta. Não está escrito que a vitória virá, mas a luta e necessária. Madre Tereza diise, também, que faça sempre o bem. As pessoas logo esquecerão, porém, continue fazendo porque, afinal de contas, é sempre entre você e Deus. Não entre você e as pessoas...

 

Enviar um comentário

<< Home