Ai eu....só mesmo eu!
Another day....just breathe
Não aconselho a leitura deste post a homens com muita susceptibilidade em relação à sua masculinidade. Pois, parece que este Sr. Cientista, autor deste livro, descobriu que o Y (cromossoma do homem) está a desaparecer e descobriu, também, que o estado predefinido do embrião é sempre feminino. Explica ele, que no período de gestação quando surge um gene chamado "SRY", o embrião faz a sua evolução para macho e se ele conseguir aguentar-se durante aproximadamente 1 mês, a criança nasce gajo, se não, se aguentar volta ao seu estado inicial de gaja. Vou deixar aqui um copy de algumas explicações que o Steve Jones deu numa entrevista que considero muito interessantes:
O Cromossoma Y só tem 20 ou 30 genes, enquanto que o X tem cerca de 2 a 3 mil genes. Por isso as mulheres têm mais genes do que os homens....
2003, foi o ano em que a sequência final do ADN do cromossoma Y foi descodificada. Ficámos a saber que este é uma versão enfraquecida e decadente do cromossoma X. Há muito tempo, era igual ao X, mas foi ficando cada vez mais pequeno, sofreu diversas mutações.
Quem possui o SRY evolui como macho. O gene fabrica uma pequena proteína, que só está activa durante um muito pouco tempo - cerca de um mês, ou menos - no período de desenvolvimento do embrião. Quem o tem nasce macho, quem o não tem torna-se fêmea.
O que o SRY faz é despoletar uma cascata, um caminho de genes que se seguem uns aos outros para originarem um macho. Algumas vezes, a masculinidade não fica completa e o indivíduo volta a ser fêmea, que é o estado predefinido. Há muitas pessoas - uma em cada 5 ou 10 mil- que são aparentemente mulheres, muitas vezes mulheres lindíssimas, mas nunca têm filhos. Frequentemente estas pessoas vão ao médico, pois são casadas, querem ter filhos e não conseguem. Qual será o problema serão inférteis? O que acontece é que são machos.
Não são XX, são XY. O problema é que o gene SRY convence o embrião a produzir uma hormona masculina, a testosterona, mas têm outro problema genético que impede a hormona de sair do sangue e entrar para as celulas, onde faria do indivíduo macho. Por causa desse erro nascem fêmeas.
Tal como as pessoas que nascem como rapazes e sentem que são raparigas. Isto é aquilo a que chamamos de disforia do género. A situação pode ser muito difícil para essas pessoas. Conheço um homem que neste momento é mulher e conheço uma mulher que agora é homem. O que sucede é que muitas das mulheres que são mulheres, mas que quiseram ser rapazes, muitas vezes são mesmo XY.
E tiveram algum problema durante o seu desenvolvimento, não tendo tido a oportunidade de se exprimirem enquanto machos que são. Por isso mesmo, acredito que o cromossoma Y tem um papel fundamental e determinante na atitude das pessoas em relação às suas próprias vidas.
Your Emoticon Is Laughing |